Os 4 maiores MITOS sobre o que um psicólogo faz!

Nem todo mundo sabe o que o Psicólogo faz e qual é o trabalho que eu desempenho como profissional. Eu quero contar pra contar para você os mitos sobre o trabalho de um psicólogo e o que as pessoas pensam que a gente costuma fazer.
Primeiro é muito importante que você entenda que o Psicólogo não trabalha só com as questões da mente, ele trabalha também com algumas questões emocionais.

Nós estudamos por cinco anos para poder entender como funcionam as emoções e também para conhecer as questões da mente. Então é muito importante que como você cuida da saúde de seu corpo, da saúde dos seus órgãos, você também cuide da saúde das suas emoções!

O primeiro mito é: “o Psicólogo só bate papo”.

Muita gente pensa que ir ao Psicólogo é só sentar na frente de um profissional que vai ficar batendo papo com você e dizendo assim: tá, me fala mais sobre isso, conta mais! E bom o Psicólogo não faz só isso. Dentro da clínica nós temos vários instrumentos e várias técnicas que são utilizadas para ajudar você a entender melhor o que está acontecendo com seus sentimentos. É muito importante que você entenda o que está te mobilizando, da onde que vem a fonte da mobilização emocional e ir compreendendo isso. Entrar em contato e ressignificar algumas coisas que estejam mobilizando o seu dia-a-dia, assim como entender as suas ações, faz parte do processo psicoterapêutico. Então existe um processo investigativo. Não é apenas uma conversa comum, entende?

Para isso a gente estuda bastante. O Psicólogo, por exemplo, tem que fazer uma graduação na faculdade de cinco anos e depois disso ele vai fazer uma especialização em uma área que ele mais se interesse. E aí essa especialização pode ser mais voltada para a questão prática de um atendimento clínico, por exemplo. Pode ser um mestrado se você quiser dar a aula e pode ser um doutorado e um pós-doutorado se você quiser se especializar nos estudos científicos.

O segundo mito é: “o psicólogo só trabalha dentro da clínica”.

Muitas pessoas acham que o Psicólogo trabalha única e exclusivamente dentro de uma clínica de Psicologia, o que não é verdade. Quando a gente começa a estudar dentro da faculdade a gente descobre que existem várias áreas envolvidas. Hoje dentro da Psicologia nós temos 11 áreas de estudo. Eu vou mostrar aqui embaixo todas elas para vocês!

Nós temos a Psicologia escolar, a Psicologia organizacional e do trabalho, Psicologia do trânsito,
Psicologia jurídica, Psicologia do esporte, a Psicologia Clínica, a Psicologia hospitalar, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia social e a Neuropsicologia.

Então são muitas as áreas que podem ser estudadas dentro da Psicologia. O trabalho do Psicólogo não fica só dentro do consultório. A gente tem uma certa mania de entender dessa forma porque vemos isso muito em filmes ou novelas. Inclusive vemos a forma como o Psicólogo atua sendo retratada de uma forma muito longe do que é a realidade, mas o psicólogo ter a clinica como única área exclusiva é um mito que realmente não existe.

No meu caso eu trabalho com a Psicologia Clínica porque foi sempre uma área que chamou muito a minha atenção!

O terceiro mito é: “Psicólogo é coisa para louco ou então pra gente muito mal resolvida”.

Bom para você procurar um Psicólogo e estar em psicoterapia é realmente necessário ter um ato de coragem. A pessoa que procura o profissional é alguém que realmente se conhece em um tal nível a ponto de saber que as coisas estão pegando e que chegou a hora de buscar ajuda, pois sozinho não está conseguindo dar conta. Ou então não entende muito bem o que está acontecendo, mas entende que o psicólogo pode auxiliar.

Não é vergonha pra ninguém procurar um profissional quando se precisa de ajuda. inclusive é muito mais fácil quando a gente tem alguma dor no nosso corpo  (que a gente não sabe muito bem entender o que significa, ou o quê a gente pode fazer com ela) que procuremos um médico. Então por que seria diferente quando precisamos procurar um Psicólogo, não é verdade?

É muito importante que a gente consiga compreender que as nossas emoções fazem parte da nossa saúde. Por conta disso que eu gosto dizer que sempre que você sentir a necessidade e importância de tere o auxílio de um profissional, busquem por acompanhamento. Eu vou estar sempre aqui com vocês para auxiliar com isso!

O quarto e último mito é: “o Psicólogo medica”.

Bom o Psicólogo não pode fazer nenhum tipo de medicação, o único profissional que pode fazer isso é o médico que estudou uma faculdade de medicina, ou então o psiquiatra que também estudou essa faculdade (especificadamente para trabalhar com saúde mental). Logo logo eu vou trazer para conversar, um grande amigo meu que é psiquiatra e ele vai falar um pouco mais sobre isso. Caso você queira saber um pouco mais sobre esse assunto eu deixei aqui abaixo o link para você dar uma olhada.

Existem algumas questões mentais que precisam de auxílio medicamentoso, o que é muito importante para o processo, e nesse sentido os profissionais da psicologia sugerem fazer acompanhamento multidisciplinar  com o psiquiatra, que vai fazer esse trabalho de diagnóstico e medicação (caso seja realmente necessário). Mas sempre lembrem, o psicólogo não médica, ele não tem formação pra isso. O psicólogo trabalha com as emoções, com o que mobiliza e com todo o contexto de significado das questões mentais. O auxílio fisiológico fica para o trabalho junto com um psiquiatra.

Bom, gente eu agradeço muito por vocês estarem acompanhando os textos. Logo logo eu vou escrever mais sobre a Tons Psicologia LGBT+. Não se esquece de me seguir a gente nas redes sociais (os botões estão abaixo no rodapé da página), e sempre dar uma passada aqui no site, tá bom? Assim você fica sabendo sobre mais informações sempre!

Eu espero te receber aqui novamente logo logo!

Psicólogo ou psiquiatra? Qual profissional procurar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *