Processo criativo: vazio fértil e respeito ao próprio tempo.

Se lembra que para esse ano eu escolhi fazer um planejamento diferente? Pensei em um formato que tivesse respeito com meu processo criativo e o movimento do meu próprio tempo, tudo com o objetivo de produzir um conteúdo mais real e nutritivo para você.

A palavra chave para esse ano é “leveza”! Eu tenho um vídeo onde falo sobre como é o planejamento para este ano, se você não viu ainda dá uma olhada depois. Vai que te inspira de alguma forma com as suas atividades, né?
https://www.instagram.com/tv/CJHGbqln6KN/?igshid=1tx9m6hok8xxn

Não é atoa que esses temas na busca pela leveza estão aparecendo mais porque eu senti que poderia dividir com você minhas experiencias pessoais e as do meu trabalho clínico, confiando que de alguma forma haverá algo nessas reflexões do qual você poderá se nutrir.

Iniciar com descanso e depois falar sobre respeito ao próprio tempo me parece ser um caminho orgânico e natural a se seguir para que tenhamos maior qualidade de vida e possamos acolher nossas emoções. Assim teremos terreno fértil, enquanto pessoas LGBT+ ou não, para nos empoderar, crescer e nos desenvolver. Essa de fato é a contribuição que busco deixar ao mundo, então sigamos na missão e bora falar sobre a importância do vazio fértil nisso tudo!

O QUE É CRIATIVIDADE PSICOLOGIACAMENTE FALANDO?

A criatividade está conectada com processos de flexibilidade e com tudo aquilo que é humano, artístico, subjetivo, aquilo que não é passível de ser medido e mensurado. Lembra tudo o que é artesanal, fugindo do conceito de perfeição, mas ao mesmo tempo sendo perfeito justamente por seu formato artesanal único.

É importante entender que criatividade sem ajustamento, sem um mínimo de norte, de organização, de enquadramento, pode não ser tão funcional. Ao mesmo tempo, ficar engessado no ajustamento não será uma estratégia interessante, o que também pode trazer certas tensões e problemáticas conforme você for tentando dar conta dos seus desafios no dia-a-dia.

Como soa lindo na teoria, né!? Sim eu sei, é um desafiozão fazer isso acontecer na prática. O processo psicoterapêutico tem como uma de suas funções o auxílio nesse equilíbrio entre criatividade e ajustamento.

POR QUE SER CRIATIVO?

Pensar em processo criativo para mim neste inicio de ano foi começar a entender que meu organismo não vai dar sempre conta dos formatos mais ajustados que são colocados para gente (por exemplo produtividade em excesso, prazos sempre muito bem definidos, dizer sim para tudo o que é pedido, todas as horas da sua rotina preenchidas – às vezes queríamos que o dia tivesse mais de 24 horas 😱, etc.).

E para não entrar em sofrimento foi importante para mim começar a equilibrar esses dois mundos. E talvez para você isso possa se fazer muito importante também.

O VAZIO FÉRTIL COMO FERRAMENTA: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA NÓS EMOCIONALMENTE?

É importante entender que existe um ritmo natural e orgânico em nós, sendo assim cada um tem um tempo que é necessário para amadurecer e desenvolver suas coisas práticas e também suas compreensões de vivências emocionais.

E sim temos prazos e objetivos que queremos alcançar, mas o que será que acontece quando começamos a passar por cima da própria sabedoria do organismo? Eu não sei como é com você, mas eu comecei a entrar em um sofrimento físico e emocional complexo (isso eu mencionei no texto do mês passado): https://tonspsicologialgbt.com.br/retracao-a-importancia-de-pausas-e-do-descanso/

O vazio fértil é se permitir estar consigo e mais nada! Acolher que nem sempre somos produtivos. E tem mais: que as vezes o produzir, ou melhor criar!, surge deste vazio, surge do dar uma pausa para permitir o organismo fluir e trazer algo a tona. Utilizar isso como ferramenta é dar voz a sabedoria do organismo e se equilibrar emocionalmente.

Como anda seu processo de existência? No seu dia a dia tem espaço para o vazio fértil, para novas ideias surgirem? Tem leveza e espaço para seu organismo seguir o ritmo dele enquanto vai dando conta dos ajustamentos ao mundo? Espero que esse texto lhe nutra e traga muitas reflexões. Se precisar de ajuda nesse processo estou por aqui!
Nos vemos no blog do mês que vem em abril! Um abraço!

ACOMPANHE MEU TRABALHO NAS REDES SOCIAIS

Instagram: https://www.instagram.com/tonspsicologialgbt/
Facebook: https://www.facebook.com/TonsPsicologiaLGBT

PARA ENTRAR EM CONTATO COMIGO ACESSE O LINK

https://tonspsicologialgbt.com.br/contato/

Ailton Gomes – Psicólogo Clínico com foco em diversidade, gênero e sexualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *